Em sorteio realizado na sede da Conmebol na última segunda-feira ficou decidido que o próximo adversário do alvinegro na competição continental será o Sol de America, time do Paraguai que não vive uma boa fase no torneio local.
A equipe é apenas a sétima colocada no campeonato paraguaio, que já está na reta final. Em 21 partidas, o Sol soma 26 pontos, resultado de 8 vitórias, 2 empates e 11 derrotas. Neste período, o time do técnico Fernando Ortiz marcou 31 gols, mas levou 42, o que resulta em saldo negativo de -11 e revela sérios problemas defensivos.
Uma curiosidade é que, em 2016, quatro anos depois de sair do Botafogo, o uruguaio Loco Abreu assinou com o Sol de America. No clube paraguaio, porém, o atacante não conseguiu fazer boas atuações, marcando apenas dois gols em dez partidas disputadas.
Na Sul-Americana, para avançar à segunda fase, o Sol de America eliminou, nos pênaltis, o Mineros de Guayana(Venezuela).
O confronto entre o Botafogo e o paraguaio é inédito na história. O primeiro jogo será realizado no Paraguai e a decisão fica pro Nilton Santos.