O resultado do clássico do último domingo, quando terminou empatado com o Fluminense em 1 x 1 deixou o Botafogo em situação mais que delicada. Já sem chances matemáticas de chegar às semifinais através da classificação geral – o alvinegro se encontra em 9º lugar, com 9 pontos, oito atrás do Volta Redonda, quarto colocado -, ao time de General Severiano só resta ser o campeão da Taça Rio.
Mas faltando apenas duas rodadas, o time está em quarto lugar no Grupo B da Taça Rio, com cinco pontos, atrás de Cabofriense (9), Bangu (9) e Flamengo (8). Nesta etapa os clubes enfrentam os do outro grupo, portanto o Glorioso já pode entrar em campo na quinta-feira para encarar a Portuguesa, no Estádio Nilton Santos, às 21h30, já eliminado. Para isso, basta Cabofriense e Bangu vencerem seus jogos, respectivamente, contra Volta Redonda (quinta-feira, às 19h30, em Cabo Frio) e Americano (quarta-feira, às 16h30, em Moça Bonita). Ambas as partidas terão transmissão ao vivo pelo site Globoesporte.com.
Para se classificar, o Botafogo precisa vencer os dois jogos que tem pela frente (Portuguesa, quinta, e Americano, domingo, em Bacaxá) e torcer para que dois dos três times que estão à frente não vençam mais. E, dependendo da pontuação, teria que tirar a diferença no saldo de gols (Cabofriense tem +6, Bangu +3, Flamengo +5 e Botafogo, 0). Situação pra lá de crítica para o alvinegro.